quinta-feira, 29 de abril de 2010

Hoje entrevistei índios da etnia Mamaindê


Os indígenas da etnia Mamaindê estão aqui em Vilhena protestando por melhorias da saúde de seu povo. Só hoje mais de 30 índios já chegaram à cidade, mas a previsão e a expectativa dos representantes é de que pelo menos 70 indígenas, de oito etnias diferentes se unam.

Como sempre, os índios trataram a mim e meu parceiro, Edeblandes Ortis, com muito respeito e nos atenderam prontamente. Para a foto que ilustra a matéria escrita por mim, no site www.extraderondonia.com.br, uma dança de festa foi realizada pelos indígenas mais jovens.

O coro de aproximadamente 20 vozes ecoou pela rua e chamou a atenção de muitas pessoas, principalmente os servidores da Fundação Nacional de Saúde (local que ocuparam para o protesto) pela beleza do canto, vestes, pinturas e naturalidade.

Me arrepio ao lembrar de todas aquelas vozes cantando. Chego a conclusão, neste momento, que o povo brasileiro mesmo sofrido, mal tratado e humilhado, unido, tem uma força fenomenal.

Gostaria de compartilhar esta minha experiência com vocês. Abraços.

2 comentários:

  1. Com certeza, pena que não usamos essa força para tirar do poder esses politicos corruptos e para fazer uma reforma nas leis, no poder judiciario.Mas a esperança e a ultima que morre.Um dia ainda teremos um Brasil digno do seu povo

    ResponderExcluir