segunda-feira, 3 de maio de 2010

Ele completou mais um ano de vida


O meu pai, e filho da dona Francisa e do “véio” João, completou mais um ano de vida no último dia 2 de maio. Sei que a primeira frase deste texto está mais parecendo início de coluna social, mas por esse cara tudo pra mim é pouco. E garanto que para muitos o termo também vale, pois o meu pai – ou seu Mário, maruca...- não é apenas a base de uma família; é ainda um observador, grande amigo, um sarrista de marca maior e um grande conselheiro.

Falar do meu bom e velho pai não é apenas elogiá-lo pelos seus 58 anos e nem mesmo puxar saco em se tratando de quem seja. Falar do grande Maruca é fazer referência a um homem que sabe exatamente o que significa o conceito de família, o peso de ser pai, marido, filho e até mesmo um bom “sacana”. Não é à toa que ele é respeitado por onde passa e sempre deixa bons amigos, que tenho certeza que nunca o deixarão em necessidade.

Existe uma canção que diz o seguinte: “A coisa mais difícil desta vida, cara, é sair da vida, com vida”. A profundidade desta frase vai além da obviedade que ela traz. Pra lá do fundo acredito que Bob Dylan queria dizer que a coisa mais difícil desta vida é sair dela tendo a certeza de que você fez alguma coisa relevante para valer a pena sua passagem por este plano.

Se existem outros planos, outras vidas, bom eu não sei. Mas tenho certeza que nesta, meu bom e velho pai passou e com certeza deixou algo relevante, não para a sociedade, ou para uma nação, mas às pessoas que o cercam. Dele ninguém irá tirar o grande mérito de ter me ensinado quase tudo do que é a vida.

Ninguém, absolutamente ninguém tem o dom pacificador de lidar com grandes conflitos com rigidez, e ao mesmo tempo com toda delicadeza e sagacidade que um homem pode ter. Não sei se um dia serei pai – e isso só o tempo irá dizer – mas se conseguir educar o meu filho ao menos a metade como meu pai me educou, poderei sair satisfeito deste plano, tendo a certeza de que aprendi boa parte do que ele me ensinou.

Fica aqui registrado os meus parabéns e desejo de toda felicidade deste mundo.

Grande abraço e fique em paz.

 

Rômulo Azevedo

4 comentários:

  1. Parabénsssssssssssss Mario, muitas felicidades, saúde e paciência...

    ResponderExcluir
  2. O sogro merece sim, muitas homenagens, Parabéns da sua genrra, sabia que ele tem cido meu conselheiro nessa nova etapa da minha vida, e pode ter certeza que esta me ajudando muito...kkkkk

    ResponderExcluir
  3. olá PESSOAL AZEVEDO!!! SOU CARLOS E ADOREI ESTA IDEIA DESTE BLOG AZEVEDO.

    ResponderExcluir